Primeiro dia de feira de defesa, segurança e offshore reúne cerca de cinco mil pessoas

Marinha do Brasil recebe embarcação que irá combater tráfico de drogas e armas na fronteira

RIDEX 2019

A Rio International Defense Exhibition (RIDEX) começou nesta quarta-feira (27) nos armazéns 3 e 4 do Pier Mauá. O primeiro dia de evento, que tem como objetivo reunir no mesmo local empresas e profissionais de Defesa, Segurança e Offshore para gerar oportunidades de negócios, contou com a presença de Joaquim Silva e Luna, Ministro da Defesa. O evento continua amanhã, com destaque para as palestras de Defesa Cibernética, Desafios da Segurança Pública e Shows de Lanchas.

Para Joaquim Silva e Luna, Ministro da Defesa, o que está sendo exposto nos estandes possui diferencial de qualidade e tecnologia suficientes para estimular e mobilizar o intercâmbio entre os países representados na feira. “Pude perceber que na RIDEX é possível criar e consolidar parcerias e oportunidades de negócios não só no mercado interno, mas com outros países, já que contamos com a presença de tecnologia de ponta e o que há de melhor em itens voltados para Segurança e Defesa. Também acredito ser possível utilizar a tecnologia e as soluções de segurança apresentadas pelos expositores, em iniciativas como a intervenção federal do Rio de Janeiro, já que o que está disponível aqui tem qualidade e pode contribuir para o planejamento, a execução e o resultado dessas ações que buscam beneficiar a sociedade como um todo”, destacou.

Defesa
RIDEX 2018

No local, a DGS Defense entregou para a Marinha do Brasil a embarcação “PORAQUÊ”, que conta com inovações no motor e sistema de blindagem mais segura. Ao recebe-la, o Almirante Guerreiro comemorou: “Com esta compra, teremos um importante ganho operacional no policiamento de fronteiras”, comentou. O “PORAQUÊ” será utilizado no combate ao contrabando, tráfico de armas e de drogas na região de fronteira de Foz de Iguaçu.

A RIDEX

A RIDEX 2018 é uma realização da Emgepron (Empresa Gerencial de Projetos Navais) que é vinculada ao Ministério da Defesa, e acontecerá entre os dias 27 e 29 de junho, nos armazéns 3 e 4 do Pier Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro, sendo aberta ao público em geral nos dois últimos dias. São aguardados cerca de 10 mil visitantes nos três dias da feira.

Entre os expositores estarão representantes dos Estados Unidos, China, Alemanha, França, Holanda, Suíça, Suécia, Colômbia, Peru e Brasil. Entre as mais de 20 delegações internacionais, estão confirmados representantes do Oriente Médio e dos continentes americanos (América do norte e América do Sul), África, Europa e Ásia.

Nos dias 28 e 29 de junho, quando o evento será aberto ao público em geral, o ingresso custará R$ 30 e toda a renda será revertida integralmente para instituições de apoio a crianças e adolescentes com câncer. Ao longo dos três dias da Ridex 2018 serão promovidos simpósios, palestras e, na área externa, demonstrações de lanchas na Baía de Guanabara.

Programação

28/06 (Quinta-feira)

10h – Abertura da Feira ao público em geral;

10h30 às 12h – Painel MD: “As Forças Armadas e a Base Industrial de Defesa brasileira” (Local: Armazém 3);

12h às 13h – Show de lanchas (Local: Cais do Armazém 4);

13h às 14h30 – Palestras EB:

* “Portfólio Estratégico do Exército – Novas Capacidades para o Exército Brasileiro”;

* “Defesa Cibernética”;

* Debate;

Local: Armazém 3

14h30 às 15h – Show de lanchas (Local: Cais do Armazém 4);

15h às 17h – PAINEL MESP: “Os desafios da Segurança Pública” (Local: Armazém 3);

17h – Encerramento;

29/06 (Sexta-feira)

10h – Abertura da Feira ao Público em geral 12h às 13h;

10h30 às 12h – Palestras FAB:

* “Programa Estratégico Sistemas Espaciais, sob gerenciamento da CCISE”;

* “Projetos Estratégicos do COMAER, sob gerenciamento da COPAC”;

* Debate;

12h às 13h – Show de lanchas (Local: Cais do Armazém 4);

15h às 16h10 – Palestras MB: Cenário do entorno estratégico no Atlântico Sul: Desafios e implicações para o projeto de forças navais e para a BIB”; (Local: Armazém 3);

16h20 às 17h – Palestras:

* “Sistemas de aquisições e modelos de gestão por ciclo de vida em produtos de defesa”;

* “Os desafios da Segurança Pública”. (Local: Armazém 3)

17h – Encerramento

Serviço

1ª Edição da Rio international Defense Exhibition (RIDEX 2018)

Data: de 27 a 29 de junho (quarta a sexta).

Horário: 10h às 17h.

Local: Armazéns 3 e 4 do Píer Mauá.

FONTE: Ridex