RIDEX – 1ª edição de Feira voltada para segmentos de Segurança e Defesa reunirá mais de 100 expositores e receberá mais de 20 delegações estrangeiras

A Rio International Defense Exhibition RIDEX acontecerá entre os dias 27 e 29 de junho nos armazéns 3 e 4 do Píer Mauá

ridex
ridex

Com cerca de cem expositores de dez países presentes em quatro continentes e mais de 20 delegações internacionais é que será realizada a 1ª edição da Rio International Defense Exhibition RIDEX 2018, evento criado com o objetivo de reunir em um só lugar empresas e profissionais de Defesa, Segurança e Offshore para gerar oportunidades de negócio, divulgar a evolução em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para o setor, além de mostrar o que há de melhor na indústria bélica nacional e internacional.

A RIDEX 2018 é uma realização da Emgepron (Empresa Gerencial de Projetos Navais) que é vinculada ao Ministério da Defesa, e acontecerá entre os dias 27 e 29 de junho nos armazéns 3 e 4 do Píer Mauá, na zona portuária do Rio de janeiro e será aberta ao público em geral nos dois últimos dias. São aguardados cerca de 10 mil visitantes nos três dias da feira.

Entre os expositores estarão representantes dos Estados Unidos, China, Alemanha, França, Holanda, Suíça, Suécia, Colômbia, Peru, além do Brasil, é claro. Entre as mais de 20 delegações internacionais, estão confirmados representantes do Oriente Médio e dos continentes americanos (América do Norte e América do Sul), África, Europa e Ásia. De acordo com os organizadores, a 1ª edição da RIDEX também contará com a presença de autoridades militares, representantes governamentais e executivos de várias empresas do Brasil e de outros países para discutirem as oportunidades e desafios da indústria nesses segmentos.

A abertura da RIDEX 2018 contará com a presença dos ministros Joaquim Silva e Luna (da Defesa) e Raul Jungmann (da Segurança Pública). Segundo Joaquim Luna, a Rio International Defense Exhibition é importante porque trará para o centro das discussões os desafios e inovações tecnológicas da área de Defesa. “É um evento com potencial para fomentar negócios e se tornar uma referência nacional e interacional para o setor. É uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Defesa, com a participação de importantes empresas deste segmento, contribuindo para o desenvolvimento nacional e gerando oportunidades de emprego e renda”, ressalta.Já o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, destaca que a RIDEX 2018 servirá como uma vitrine para o que há de melhor em termos de Segurança, não só para o mercado nacional, mas também para o internacional. “A Segurança é um patrimônio do bem-estar comum e por isso considero que a Rio International Defense Exhibition é a oportunidade de apresentarmos, no Rio de Janeiro, o que há de melhor em tecnologia de ponta e inovação na área de Segurança. Será um bom momento para realizar bons negócios”, destaca.

Boas ações

 

Nos dias 28 e 29 de junho, quando o evento será aberto ao público em geral, o ingresso custará R$ 30 e toda renda será revertida integralmente para instituições de apoio a crianças e adolescentes com câncer.

Ao longo dos três dias da Ridex 2018 haverá simpósios, palestras e, na área externa, demonstrações de lanchas na Baía de Guanabara.

 

Programação

 

27/06 (Quarta-feira)

13h – Abertura da Feira (Público Especializado)

14h às 15h – Show de lanchas

15h – Transmissão do jogo Brasil x Sérvia

17h – Encerramento

28/06 (Quinta-feira)

10h – Abertura da Feira ao público em geral

10h30 às 12h – PAINEL MD: “As Forças Armadas e a Base Industrial de Defesa brasileira” (Local: ARMAZÉM 3)

12h às 13h – Show de lanchas (Local: CAIS DO ARMAZÉM 4)

13h às 14h30 – PALESTRAS EB:

– “Portfólio Estratégico do Exército – Novas Capacidades para o Exército Brasileiro”

– “Defesa Cibernética”

– Debate

(Local: ARMAZÉM 3) 

14h30 às 15h – Show de lanchas (Local: CAIS DO ARMAZÉM 4)

15h às 17h – PAINEL MESP: “Os desafios da Segurança Pública”

(Local: ARMAZÉM 3)

17h – Encerramento

 

29/06 (Sexta-feira)

10h – Abertura da Feira ao Público em geral 12h às 13h

10h30 às 12h – PALESTRAS FAB:

– “Programa Estratégico Sistemas Espaciais, sob gerenciamento da CCISE”

– “Projetos Estratégicos do COMAER, sob gerenciamento da COPAC
– Debate

(Local: ARMAZÉM 3) 

12h às 13h – Show de lanchas (Local: CAIS DO ARMAZÉM 4)

13h às 14h30 – PAINEL ABENAV: “Uma análise conjuntural sobre a Indústria da Construção Naval no Brasil e seus segmentos de atuação: offshore, navios, embarcações militares, embarcações de apoio marítimo, barcaças, empurradores e rebocadores” (Local: ARMAZÉM 3)

14h30 às 15h – Show de lanchas (Local: CAIS DO ARMAZÉM 4)

15h às 16h10 – PALESTRAS MB: Cenário do entorno estratégico no Atlântico Sul: Desafios e implicações para o projeto de forças navais e para a BIB” (Local: ARMAZÉM 3)

16h20 às 17h

– “Sistemas de aquisições e modelos de gestão por ciclo de vida em produtos de defesa”

– “Os desafios da Segurança Pública”

(Local: ARMAZÉM 3)

17h – Encerramento

 

Serviço

O quê: 1ª Edição da Rio International Defense Exhibition (RIDEX 2018)

Quando: Entre os dias 27 e 29 de junho (de quarta a sexta-feira)

Horário: das 10h às 17h

Local: Armazéns 3 e 4 do Píer Mauá (área revitalizada do Centro do Rio de janeiro)

 

FONTE:  RIDEX 2018 – http://ridex.com.br/