Saab e Boeing apresentam GLSDB na Eurosatory

A Saab e a Boeing estarão destacando a capacidade de fogo de precisão de longo alcance da Ground Launched Small Diameter Bomb na Exposição Internacional de Defesa e Segurança da Eurosatory em Paris, de 11 a 15 de junho.

As duas empresas demonstraram as capacidades do GLSDB para forças terrestres durante um teste de fogo em que a arma guiada por laser foi lançada e rastreou com sucesso um alvo móvel a uma distância de 100 quilômetros. A demonstração foi conduzida em cooperação com o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia de Aviação e Mísseis do Exército dos EUA (AMRDEC) em 2017. O AMRDEC oferece maior capacidade de resposta aos combatentes através de capacidades de aviação e mísseis e soluções de engenharia de ciclo de vida.

“As forças terrestres em muitos países estão enfrentando cada vez mais missões que exigem maior alcance, flexibilidade e capacidade de manobra”, disse Görgen Johansson, chefe da área de negócios Dynamics da Saab. “A GLSDB usa dois sistemas comprovados em combate que permitem aos usuários engajar rapidamente alvos estacionários e em movimento de qualquer ângulo em alcance significativo.”

Durante o teste de tiro, a equipe da Saab-Boeing lançou com sucesso uma GLSDB, habilitada com um buscador de laser semi-ativo, a partir de um local de teste no solo. A SDB e o motor de foguete se separaram na altura necessária, e a arma atingiu o alvo marítimo pretendido a aproximadamente 100 quilômetros de distância do local de lançamento, usando a comprovada capacidade de manobra de voo da SDB.

“Os investimentos que a Saab e a Boeing fizeram na Ground Launched Small Diameter Bomb resultaram em um novo e efetivo uso para uma das armas mais confiáveis ​​do mundo”, disse Kory Mathews, vice-presidente de armas da Boeing Defense, Space & Security. “É uma opção rápida e de baixo risco para as artilharias terrestres que precisam lidar com as ameaças de hoje – onde a capacidade de engajar alvos móveis a longa distância é essencial”.

A Boeing e a Saab estão trabalhando juntas em um acordo de trabalho conjunto para oferecer a GLSDB aos atuais e futuros usuários de artilharia de foguetes, usando a capacidade ar-terra comprovada da SDB em uma função de tiro superfície-superfície. Em 2015, as empresas demonstraram que a arma poderia suportar um lançamento de artilharia de foguetes sem comprometer seu desempenho. A Saab e a Boeing continuam a desenvolver ainda mais a tecnologia e a integração para atender às necessidades atuais e emergentes de combatentes.

A Saab atende o mercado global com produtos, serviços e soluções líderes mundiais em defesa militar e segurança civil. A Saab tem operações e funcionários em todos os continentes do mundo. Através de um pensamento inovador, colaborativo e pragmático, a Saab desenvolve, adota e aprimora novas tecnologias para atender às necessidades de mudança dos clientes.

FONTE: Saab