Analista militar: Dark Sword chinês é o primeiro caça de 6ª geração do mundo

O recentemente apresentado caça não tripulado chinês Dark Sword (Espada Escura), que já foi batizado de "pesadelo para os EUA", pode ser o primeiro veículo aéreo de "sexta geração", segundo a mídia.

De acordo com o portal on-line militarywatchmagazine, este caça, apresentado como uma plataforma de combate não tripulada, pode ser colocado em serviço já no futuro próximo. Enquanto isso, o Dark Sword pode ser utilizado como veículo tripulado ou não tripulado, ou seja, como drone, podendo operar ao lado dos aviões tripulados.

“Os caças não tripulados são vulneráveis perante ataques eletrônicos, contudo, este possui várias vantagens, como a alta capacidade de manobra, que pode vir a ser mortal para os pilotos de aviões de combate. O Dark Sword talvez seja equipado com os novíssimos mísseis chineses, e possa atingir uma velocidade várias vezes superior à do som, o que o torna uma ameaça mortal”, se lê na matéria.

O veículo pode potencialmente desempenhar funções de vigilância, caça a embarcações de um potencial adversário, bem como efetuar ataques a uma distância considerável. Além disso, o caça não tripulado pode ser operado como uma plataforma para aprimorar novas tecnologias, e ainda como avião leve de apoio para a aviação pesada, como o J-20 e seus sucessores.

​Contudo, de acordo com a edição, vale destacar que, no momento, o Dark Sword não pode ser completamente qualificado como uma aeronave de sexta geração, já que os requisitos dos veículos da próxima geração ainda não foram definidos.

Segundo o ator da matéria, os aviões de sexta geração devem ser equipados com uma arma a laser, sistemas de defesa antiaérea orientados a laser, bem como com novos motores, que permitam desenvolver altas velocidades e assegurar um alcance de voo considerável.

FONTE: Sputnik