Submarino estratégico russo ‘Yuri Dolgoruky’ lança mísseis Bulava

SSBN classe Borei

O submarino estratégico russo da classe “Borei”, Yuri Dolgoruky, realizou nesta terça-feira (22 de maio) um lançamento bem-sucedido de quatro mísseis balísticos Bulava pela primeira vez, informou o serviço de imprensa da Frota do Norte da Rússia em um comunicado.

De acordo com a declaração, o lançamento foi realizado a partir de uma posição submersa no Mar Branco, tendo como alvo os campos de testes de Kura, na península de Kamchatka.

“Todas as tarefas foram cumpridas. O lançamento confirmou as características técnicas e a confiabilidade do submarino estratégico da classe Borei, bem como do sistema de mísseis balísticos Bulava baseados no mar”, disse o comunicado.

Rússia cancela planos para SSBN da classe Borei atualizado

A Rússia pretende construir mais seis submarinos de mísseis balísticos classe Borei II, no lugar da planejada classe Borei III.

Segundo uma fonte da indústria russa, o governo da Rússia cancelou uma versão atualizada do submarino nuclear de mísseis balísticos (SSBN) Project 955A Borei II ou classe Dolgorukiy, seguindo uma análise de custo-benefício.

A chamada classe Borei-B (Borei III) de SSBNs, que apresentaria um sistema de propulsão a jato de água (Pump Jet) modificado, um casco atualizado e nova tecnologia de redução de ruído, além de outras, também aparentemente não está mais listada no programa de armamento de 2018-2027.

Um programa anterior havia incluído uma provisão para a construção de quatro submarinos Borei-B. “Após a análise das propostas para a construção de submarinos nucleares Borei-B, foi tomada a decisão de abandoná-los, pois o projeto de construção desses submarinos não atende ao critério de custo/eficiência.

Em vez disso, a versão final do programa estatal de armamento até 2027 inclui submarinos Borei-A (Borei II)”, disse a fonte à agência de notícias TASS em 21 de maio.

SSBN classe Borei

FONTE: Poder Naval