Ucrânia apresenta o novo radar de defesa aérea 80K6T

O UOP SE Scientific Production Complex Iskra da Ucrânia está preparando um novo radar de observação 3D designado 80K6T – baseado em módulos de estado sólido – para os testes de fábrica.

Este radar é projetado para designação de alvos para os meios de defesa aérea e pode trabalhar com todos os tipos de sistemas de mísseis antiaéreos que equipam as Forças Armadas da Ucrânia. Além disso, os poderosos recursos de radar permitem usá-lo como um link de informação dentro das unidades da Força Aérea da Ucrânia.

A característica principal do 80K6T é uma matriz faseada ativa. Permite detectar e rastrear alvos com uma alta precisão. Ao mesmo tempo, uma única estação permite a medição simultânea da distância do alvo, azimute e altitude.

O 80K6T permite detectar alvos aéreos a uma distância de até 500 km, em altitudes de até 40 km. Ao mesmo tempo, o radar pode rastrear até 500 alvos simultaneamente. Além disso, a estação de radar pode trabalhar sob uma interferência significativa de guerra eletrônica do oponente. Devido a isso, os operadores do 80K6T podem observar a dimensão aérea sem obstáculos, uma das principais condições para a eficácia da defesa aérea.

Em um minuto, o radar faz até 12 voltas, fornecendo atualização de dados dos alvos a cada 5 segundos, e uma grande área de visualização Na lateral da antena, até 70 graus, permitindo a detecção de foguetes de artilharia de apoio ao campo de batalha. Além disso, um sistema especial de processamento de sinal permite detectar mísseis de pequeno porte e de cruzeiro em baixas altitudes com o seguimento do terreno.

No processo de desenvolvimento do 80K6T, especialistas do SPC Iskra prestaram especial atenção à mobilidade do complexo, que consiste em duas pequenas unidades de transporte: uma para os operadores da estação de radar e geradores de energia autônomos, e no segundo – para o equipamento de radar. Esta solução permite o transporte 80K6T usando aeronaves leves.

FONTEukroboronprom.com.ua