Indonésia coloca em operação oito novos helicópteros AH-64E Apache

TNI AD menerima 8 unit helikopter serang AH-64E Apache, Rabu (16/5/2018). (Foto: Achmad S/NusantaraNews)

O Exército da Indonésia colocou oficialmente em operação os seus oito primeiros helicópteros de ataque Boeing AH-64E Apache Guardian. Estes helicópteros chegaram ao país no final de 2017.

Os helicópteros foram entregues simbolicamente pelo ministro da Defesa, Ryamizard Ryacudu, ao comandante do exército, Almirante Bambang Nariyono, durante a cerimônia de aceitação dos oito helicópteros que foi realizada no centro de avião militar em Lanud Ahmad Yani, em Semarang, na região central de Java. Participaram ainda oficiais do alto escalão do exército do país, além da Embaixatriz Adjunta dos EUA na Indonésia, Erin Elizabeth McKee.

O ministro Ryacudu afirmou que o Apache AH-64E é “atualmente o mais sofisticado helicóptero de ataque de alta tecnologia, e espera que esses oito helicópteros Apache tenham um efeito dissuasor e maximizem a proteção da soberania do Estado”.

O Exército da Indonésia (Tentara Nasional Indonésia Angkatan Darat – TNI-AD) usará o Apache ao lado do modelo russo Mil Mi-35 recebido em 2003.

A embaixadora adjunta dos EUA na Indonésia, McKee, revelou que os Estados Unidos sentiam imenso orgulho em apoiar a modernização do exército da Indonésia.

O AH-64E Apache Guardian oferece várias melhorias, incluindo maior potência em termos de motor. Tem novas lâminas feitas de material compósitos. Tem uma aviônica e um sistema de armas melhorado e uma melhor interoperabilidade com sistemas aéreos não tripulados (drones) graças ao Net Centric Warfare. O dispositivo também tem uma capacidade de rede que permite conectividade com todos os meios aéreos e terrestres. Em termos de manutenção, os sistemas permitem uma redução das cargas em particular no compromisso.

FONTE: Cavok