Eurosatory 2018: blindado Jaguar EBMR 6×6 é apresentado a jornalistas

Durante a viagem de imprensa para o Eurosatory 2018, a indústria de defesa francesa revelou o protótipo do blindado Jaguar 6×6 da Jaguar, um novo desenvolvimento de um veículo blindado de reconhecimento e combate 6×6 para o Exército Francês no âmbito do programa EBMR Scorpion (Engin Blindé Multi-Rôles – Armoured Multi-roles Vehicles).

O programa Scorpion foi lançado para completar a substituição ou renovação de todos os veículos de combate da linha de frente do exército ao mesmo tempo e a ligação destes com um sistema novo e unificado de comunicações e gerenciamento de campo de batalha (BMS).

O projeto do Scorpion Program foi iniciado pelo Exército Francês e pela Direção Geral de Estado (DGA) em 2000, com um longo período de testes que durou quase 15 anos. No total, mais de € 200 milhões (US$ 224 milhões) foram gastos na condução de estudos e análise da experiência operacional das tecnologias precursoras em rede encontradas no sistema soldado FELIN e nas arquiteturas eletrônicas do veículo de combate de infantaria 8×8 da Véhicule Blindé de Combat d’Infanterie (VBCI).

O blindado Jaguar EBRC 6×6 é uma parte do programa Scorpion para substituir o AMX10RC, o ERC-90 Sagaie e o VAB Hot em serviço com o Exército Francês. O programa EBMR inclui a entrega de 248 Jaguar EBRC ao Exército Francês, que poderá ser iniciado em 2020. Um total de 110 veículos deverá ser entregue até 2025.

O Jaguar EBRC será equipado com uma torre de dois homens 40 CTAS armada com um canhão CTC de 40 mm com Sistema de Manipulação de Munição (AHS). O canhão de 40 mm terá um alcance máximo de 1.500 m. Cada lado da torre será equipado com o míssil MMP (Missile Moyenne Portée – Míssil de Alcance Médio) projetado pela empresa francesa MBDA. O míssil MMP é um míssil “fire-and-forget” com “lock-on” antes do lançamento e auto-orientação automática, com um alcance máximo de 4.000m.

O Jaguar EBRC tem uma tripulação de três, incluindo piloto, comandante e artilheiro. Ele tem uma blindagem STANAG 4569 Nível 4 que fornece proteção contra fogo de armas de pequeno porte 14.5mmx114 AP, estilhaços de projéteis de artilharia de 155 milímetros a 30m e proteção contra explosões de 10 kg TNT sob as rodas.

FONTE: Army Recognition