Voa o primeiro caça F-35A da Turquia

F-35a

Em 10 de maio de 2018, o primeiro caça F-35A destinado à Força Aérea Turca realizou seu primeiro voo nas instalações da Lockheed Martin em Fort Worth, Texas. Comandando pelo piloto de testes da Marinha dos EUA, comandante Tony Wilson, a aeronave (serial 18-0001) decolou às 14h47 e pousou às 16h. As fotos deste post foram feitas por Clinton White, do Highbrass Photography, durante a primeira surtida do F-35 turco (designação AT-1).

A Turquia deve receber oficialmente o primeiro dos 100 caças F-35A encomendados em 21 de junho, nos EUA.

Dois pilotos da Força Aérea Turca estão atualmente sendo treinados nos EUA; depois que o treinamento for concluído, e outra aeronave furtiva for entregue, os jatos F-35 deverão ser levados para a Turquia em setembro de 2019. Os pilotos treinados voarão com os dois F-35s dos EUA, acompanhados de um avião de reabastecimento, informou a Agência turca Anadolu.

Parece que a entrega do primeiro caça F-35 ocorrerá, apesar de vários congressistas americanos terem instado o governo dos EUA a suspender a compra desses caças para a Turquia por causa da decisão desta última de comprar o avançado sistema de defesa aérea russo S-400.

Há uma preocupação generalizada de que a aquisição turca possa dar a Moscou acesso a detalhes críticos sobre a maneira como seu sistema de mísseis superfície-ar se comportará contra o F-35. “Se eles derem esse passo em um momento em que estamos tentando consertar nossos laços bilaterais, eles definitivamente receberão uma resposta da Turquia. Não há mais a velha Turquia”, disse o ministro das Relações Exteriores, Mevlüt Çavuşoğlu, à emissora privada CNN Türk em uma entrevista em 6 de maio, segundo a mídia Hurriyet Daily.

F-35A

FONTE: The Aviationist /FOTOS: Clinton White/Highbrass Photography