Radar Thales Sea Fire para fragatas FTI entra em produção

Radar Sea Fire na fábrica de integração em Limours, França © Thales

A Thales tem o prazer de anunciar que o primeiro radar Sea Fire para o futuro programa de fragatas de médio porte (Frégates de Taille Intermédiaire/BELH@RRA) da Marinha Francesa está agora em produção. O Sea Fire é um radar multifuncional totalmente em estado sólido com uma antena de painel de quatro fases. Ele é projetado para funções que vão desde a autodefesa do navio até a defesa aérea estendida, fornecendo proteção contra ameaças aéreas e superfície convencionais, assimétricas e emergentes.

A Agência Francesa de Aquisição de Defesa (DGA) concedeu o contrato FTI para desenvolver e construir cinco fragatas de 4.000 toneladas para o Naval Group em abril de 2017. A primeira dessas cinco embarcações será entregue em 2023 e entrará em serviço ativo em 2025.

O conceito de radar Sea Fire é o culminar de três anos de pesquisa avançada em novas tecnologias e arquiteturas de radar, conduzidas com o apoio da DGA. Ele é adaptado aos requisitos em evolução e às novas ameaças enfrentadas pela Marinha Francesa, particularmente mísseis supersônicos. Este radar digital está na vanguarda da inovação tecnológica e se beneficia de toda a experiência em Big Data e segurança cibernética da Thales. Desenvolvimentos subsequentes de software melhorarão ainda mais o desempenho e a confiabilidade operacional do produto em todo o seu ciclo de vida.

O primeiro radar será instalado para testes de qualificação nas instalações da DGA em Saint-Mandrier em 2019. A Thales entregará os 4 painéis do primeiro radar Sea Fire ao estaleiro Naval Group em Lorient em 2020 para o programa FTI.

FTI – Frégates de Taille Intermédiaire/BELH@RRA

FONTE: Thales