Noruega encomenda veículos M-113 de defesa aérea atualizados

O Exército Norueguês terá novas plataformas de suporte de combate blindadas para transportar, entre outras coisas, seu novo sistema de defesa aérea de combate. No dia 23 de março, a Forsvarsmateriell (agência de material de defesa) assinou um contrato protótipo.

Foi assinado um contrato entre a Flensburger Fahrzeugbau GmbH (FFG), de Flensburg, na Alemanha, e o escritório da Defense Land Capacity. O contrato inicialmente inclui o protótipo de um Veículo de Suporte de Combate Blindado e um número de kits de atualização para veículos M113 existentes para a configuração do M577A2. Opções para aquisições adicionais estão incluídas no contrato.

O Veículo de Suporte de Combate Blindado, após a futura qualificação do protótipo, será colocado em produção em série. O veículo será utilizado como plataforma de apoio ao futuro sistema de defesa aérea de combate, ao radar de localização de artilharia, às contra medidas eletrônicas e ao transporte de petroleiros.

A assinatura do contrato é o resultado do trabalho de longo prazo dos Materiais de Defesa, bem apoiado pela Organização de Logística das Forças Armadas (FLO) e o Exército norueguês.

Um concepção anterior do M-113 de defesa aérea da Noruega
Míssil ar-ar Iris-T que será usado no M-113 SHORAD da Noruega

FONTE: Ministério da Defesa da Noruega