Caça chinês J-10C entra em serviço

PEQUIM – O novo caça multifunção da China, o J-10C, começou o serviço de combate na segunda-feira, anunciou a Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF).

Equipado com um avançado sistema aviônico e várias armas ar-ar, o caça desenvolvido domesticamente tem capacidade de combate aéreo em alcance médio e próximo e é capaz de atacar com precisão alvos terrestres e marítimos, disse a Força Aérea em um comunicado.

É o caça supersônico de terceira geração da China e fez sua estreia quando o PLA comemorou seu 90º aniversário em julho de 2017 na base de treinamento militar de Zhurihe, na Região Autônoma da Mongólia Interior.

Shen Jinke, porta-voz da Força Aérea do Exército de Libertação Popular, disse que a Força Aérea vai avançar no treinamento e na prontidão para a guerra, e aguçar suas capacidades de defesa e ataque aéreo.

Ele também salvaguardará firmemente a segurança do espaço aéreo da China e os interesses estratégicos nacionais na nova era, disse Shen.

O novo jato é modificado a partir do caça J-10 e ajudará a melhorar as capacidades de combate e prontidão da força aérea, disse Wang Mingzhi, um especialista militar.

A Força Aérea está gradualmente construindo um sistema de combate adaptado à necessidade de guerra aérea informatizada, composta de caças de superioridade aérea, como a série J-11, caças multifuncionais como J-10 e J-16, e caças furtivos de nova geração como o J-20 e bombardeiros de médio e longo alcance como o H-6K, disse Wang.

FONTE: China Daily