USAF vai desdobrar cinco aeronaves CV-22 Osprey para o Japão

A Força Aérea dos EUA (USAF) vai desdobrar cinco aeronaves tilt-rotor CV-22 Osprey para a Base Aérea de Yokota, no Japão, mais de um ano antes do planejado, disse o serviço em um comunicado.

De acordo com o comunicado liberado na terça-feira, cinco aeronaves tilt-rotor CV-22 da USAF devem ser desdobradas para a Base Aérea de Yokota, em Tóquio, ainda esta semana. Anteriormente, o desdobramento estava planejado para 2020.

A chegada dos CV-22 na Área de Responsabilidade do Comando do Pacífico aborda as preocupações regionais de segurança em linha com a recém-lançada Estratégia de Defesa Nacional de 2018 e também fornece uma plataforma que pode reagir rapidamente a desastres naturais ou crises,” disse o comunicado.

Os CV-22 permanecerão em Yokota por um curto período de tempo antes de partirem para realizar treinamentos pela região nos próximos meses e continuarão operando a partir de Yokota quando retornarem.

A chegada dos CV-22 faz com que seja a segunda unidade a operar permanentemente no exterior após o 7º Esquadrão de Operações Especiais na Base Aérea da RAF de Mildenhall, no Reino Unido, e marca a primeira vez que o Osprey ficará no Japão continental.

Os Ospreys baseados em Yokota irão se juntar aos dois esquadrões de MV-22 do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) que operam atualmente na região, baseados na Estação Aérea dos Fuzileiros Navais de Futenma, em Okinawa, sul do continente japonês.

FONTE: Defense News