Rússia construirá enorme e silenciosa plataforma para transportar múltiplos mísseis

O bombardeiro estratégico futurista PAK DA terá grande autonomia e em alguns anos poderá substituir outras aeronaves de combate russas.

Rússia “está perto” de começar a construção do primeiro modelo de teste do avançado bombardeiro estratégico PAK DA, indica o chefe do Comitê de Defesa e Segurança do Conselho da Federação Russa, senador Viktor Bondarev.

Atualmente, as autoridades russas estão realizando trabalhos de investigação para construir um complexo aeronáutico onde se planeja desenvolver este avião futurista de longo alcance.

Está previsto que se converterá em aeronave de combate universal, que as Forças Armadas da Rússia esperam incorporar em grande escala até 2025.

Ao contrário dos conceitos dominantes dos aviões da União Soviética e da Rússia atual, o PAK DA será uma enorme e silenciosa plataforma para transportar múltiplos mísseis que possuirá grande autonomia e terá capacidade em operar desde pistas de pequeno tamanho.  Com o tempo, a Força Aérea da Rússia espera substituir os bombardeiros estratégicos Tu-22M3, Tu-95MC e Tu-160.Entretanto, mais cedo, o vice-ministro da Defesa russo, Yuri Borisov, tinha informado que seu país poderá receber um novo bombardeiro estratégico para 2018. Ao mesmo tempo, em novembro, Moscou apresentou um protótipo do modernizado Tu-160M2 que é duas vezes e meia mais eficaz do que seu predecessor soviético e pretende que se torne a coluna vertebral das suas forças aéreas nucleares.

Sputnik News