10/09/2021 Policlínicas Idosos voltam a interagir e se movimentar em policlínicas de Santos

COMO PARTICIPAR

RETOMADA NO EMBARÉ, VILA MATHIAS, MARAPÉ E GONZAGA

Há mais de um ano sem participar de atividades sociais, Maria Helena da Silva, 62, demonstrava empolgação e alegria ao integrar a atividade matinal do Programa Movimente-se, realizada na Policlínica da Alemoa/Chico de Paula, na manhã desta sexta-feira (10). “Gosto muito de conversar e me ocupar com diversas atividades. Voltar a participar desses encontros tem sido maravilhoso”. Suspenso desde o início da pandemia, aos poucos, o programa, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, vai retomando o atendimento. 

A programação na Alemoa voltou no dia 27 de agosto, sempre às sextas às 9h. Outro ponto em que o programa já está funcionando é a Policlínica do Morro São Bento, às quartas-feiras, às 14h. 

Nos encontros, os participantes praticam atividades físicas leves como dança sênior. “Por enquanto, estamos fazendo apenas a dança sentada. Nossa expectativa é de, aos poucos, realizar as mesmas práticas de antes, como passeios e festejos”, explica a coordenadora do programa, Ana Paula Marques.

QUEM PARTICIPA

Apesar de ser voltada aos idosos, Ana Paula explica que todos podem participar, basta manifestar interesse na unidade básica de referência. “Temos alunos cadeirantes, por exemplo. Não fazemos restrição de público. No entanto, exigimos que os interessados tenham tomado as duas doses da vacina contra a covid-19 há quinze dias ou mais. Quem tomou a dose única também precisa ter este período de duas semanas de imunização”. 

Josefa Severino da Silva, 59, que também faz parte do grupo da Alemoa, confirma os benefícios do programa. “Quando a gente fica muito tempo em casa, sem uma atividade, começamos a sentir um monte de dores. Poder se movimentar, conversar e interagir faz bem pro corpo e pra mente”. 

No ano passado, o programa adquiriu mil camisetas e 500 kits com bolsa, squeeze e boné, através de verba parlamentar, para distribuir aos participantes. “Esse material tem sido muito útil, pois deu uma identidade ao grupo. Todos se sentem parte de uma equipe”, explica Ana Paula.

RETOMADA EM OUTRAS UNIDADES

Antes da pandemia, o Movimente-se atendia a 16 unidades. Além das duas que já retornaram, mais quatro unidades já definiram a data de regresso do Movimente-se. No Embaré, o encontro será às segundas, a partir do dia 13, às 15h. Na Vila Mathias, a reunião volta dia 27, às 14h. No Marapé, o atendimento será às terças, a partir do dia 21, às 9h. Além disso, unidade do Gonzaga acertou o serviço para as sextas-feiras, às 14h30, a partir do dia 17. 

De acordo com a coordenadora, o retorno nos demais locais deve ocorrer em breve. “Cada unidade tem uma particularidade. Estamos conversando com as chefias, acertando alguns detalhes, para que possamos voltar de forma segura para todos”.  

Para integrar o programa, cada unidade precisa ter, pelo menos, um funcionário capacitado. “Eles recebem as orientações necessárias para dar sequência ao projeto. Em agosto, 35 pessoas fizeram as oficinas, que foram realizadas de forma remota e presencial. Neste mês, mais 32 já pessoas se inscreveram, inclusive de unidades como Jabaquara, Morro da Penha e Santa Maria que não integravam o Movimente-se, antes da pandemia. Isso significa que estamos expandindo.

Além das policlínicas que já voltaram, o programa era desenvolvido nas unidades da Vila Mathias, Bom Retiro, Castelo, Rádio Clube, Vila São Jorge, Piratininga, Jardim São Manoel, Marapé, Nova Cintra, Morro do José Menino, Monte Serrat, Aparecida, Embaré, Gonzaga, José Menino/Pompeia e Ponta da Praia.  

Fotos: Rogério Bomfim 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos.

Leia mais notícias no Portal Defesa.